My Special Crown
  • HOME
  • Posture
  • CONFIDENCE AND POSTURE
  • Contact
  • About
  • SER MAIS ALTO
  • Coelhos em Casa
  • Adicionado

ser rei do reino de aquém e de além dor

Contrariar o imparável

13/4/2021

0 Comments

 
Sentir tudo ao mesmo tempo, ver tudo ao mesmo tempo, responder a tudo ao mesmo tempo: partilhas, piadas e caras.
Decifrar, adivinhar, responder, falhar, corrigir, acertar, perguntar, pedir desculpa e desligar.
Mandar uma patada, voltar ao trabalho, ver a reação num segundo que sobra, ficar zangada. Querer mais em menos tempo ou só tempo para descansar. Para revelar
E quando chega... preenche-lo a toda a pressa, atropelando tudo e todos. Encontrar sem falar, falar sem ouvir e voltar a adivinhar. Ouvir perguntas e sentir ameaças. Erguer a barreira.

Parámos. Ficámos zangados. Aprendemos um tempo lento e calmo. E por pouco até gostámos. Até que nos fartámos. Voltámos ao desinteresse por tudo e interesse em cada nada.

E volta a acelerar. Que bom! Mas voltar a ver tudo ao mesmo tempo? Era bom que não.

O quanto se descansa fazendo uma coisa de cada vez, ouvindo uma história de cada vez, deixando a reacção nascer e crescer, tomar consciência e ganhar forma. Seguir um pensamento de cada vez, sem interrupções. E quase já nem precisar de férias.
0 Comments

Animar!

12/2/2021

0 Comments

 
Picture

​- um lindo dia de sol
- uma música espectacular
- uma receita optima
- estrear meias novas 
- falar com familia e os amigos (reencaminhar não conta! ;) )
- apanhar boleia da animação dos outros (a alegria dos filhos pequeninos, as mensagens da mãe, os arranjos de flores da irmã, o peixe no forno do irmão)
- alinhar nas iniciativas
- um pão optimo
- dizer sim aos desafios dos filhos e ver a cara de surpresa deles
- aprender coisas novas 
- rir da nabice / tosquice / falta de jeito
- contar histórias
- dançar
- ganhar um jogo de cartas
- receber um postal
​- flores!... e mais flores!
- enviar uma carta
- preparar uma surpresa
- um banho demorado
​- velas e cheirinhos
- um trabalho bem feito
- cantar! alto!
- aproveitar cada dia
- estar atenta às mudanças e ter tempo para observar: a luz do dia (amanhecer, entardecer, passagem das nuvens com maior claridade ou súbita escuridão, o céu),  as árvores (folhas diferentes, tons diferentes, o vento a passar pelas folhas, as mais 'depenadas' e as mais resistentes e imponentes, as raízes)
- agradecer
- rezar


24 ideias para os próximos dias! ou todas no mesmo dia! :)
Acho que ajuda mesmo demorar tempo a fazer o que gostamos, sem pressa. Parece irónico dizer 'sem pressa' mas foram tantos anos de 'não tenho tempo' e 'estou cheia de pressa' que assimilar o 'não há pressa' , 'posso apreciar demoradamente' demora... mas... temos tempo!



0 Comments

Comunicar, Falar, Calar, Voltar a Tentar

20/1/2021

1 Comment

 
Estamos de volta a casa... confinados! Melhor ficar dentro mesmo que o fora não está nada convidativo...

Ao pensar em ficar em casa, outra vez, só os 5, sem novidades ou histórias giras porque o mundo parou, dei por mim a pensar na forma como comunicamos. E mesmo na forma como nuns dias conseguimos comunicar tão bem, de forma fluida, os termos certos, de forma equilibrada e no dia seguinte parecemos uns tontos ou uns nabos. Nada sai direito, as palavras não são aquelas, o tom saiu errado, nem apetece depois clarificar para não prolongar a confusão e o mal estar...
Mas vale a pena tentar melhorar! Ainda mais quando o tempo se prolonga indefinidamente em casa, sem ruído para fingir alinhamento. Vale a pena tentar perceber o que influencia as conversas, vale a pena medir o grau de cansaço ou saturação interior - a parte de nós que se tenta esconder mas que quando falamos vai transformando o nosso discurso - vale a pena falar de coisas mais chatas ou que nos magoaram. Sem atacar! Só falar! 
Afinal... quando corre bem é do melhor que se pode ter: uma boa conversa!
E termino com os meus votos para 2021 - este ano que começa e que nos inibe dos desejos do costume - desejo um ano cheio de boas conversas!! 
Picture
in: https://www.hola.comwww.hola.com 
1 Comment

ESTUPIDIFICAR

5/11/2020

0 Comments

 
Aquele verbo português tão útil. Tão actual. 
Com esta 'paragem no tempo' que estamos a viver (atenção que o calendário não parou e vamos em Novembro!! Embora os dias se repitam desde Março) os dias parecem maiores. Não chegam para fazer tudo mas as horas são longas como tudo.
Neste ambiente ainda mais confusão me faz a 'quantidade de tempo' perdido a ver coisas sem interesse nenhum. Dito assim até parece que é tão absurdo que ninguém pratica este hobby. Mas praticam... praticamos todos. E às vezes até com desculpas importantes. 'Estou só a fazer um intervalo', 'estou a descansar um bocadinho', 'faz falta rir', 'é tudo tão complicado que estas estupidezes online me divertem'. Mas é que as estupidezes online também perdem qualidade à  medida que nós nos tornamos menos exigentes... areias movediças. Bem movediças porque agora já os 5 ficamos nesta aparvalhação total ao fim do dia.

Quando proponho um jogo (a mais recente descoberta são uns dados 'Story Cubes' - recomendo! óptimo para toda a família!) não tenho grande oposição mas quando surge a primeira discussão ficamos prontos a desistir e a assumir que o ambiente silencioso da estupidificação não é assim tão mau... que triste.

Estou disposta a combater isto! :)
1. Começámos a escrever cartas! À antiga!! É uma maravilha. E agora com tantos amigos mais isolados e com a saturação dos chats (onde também já não se conversa mas se reenvia coisas) parece ter enorme lógica não ligar à demora entre escrever, enviar e saber que a carta é recebida.
2. Vamos começar a estudar artistas! O primeiro será o Van Gogh no próximo fim de semana! Já que estamos mais caseiros que se possa aproveitar o tempo para 'enriquecer'!
3. Filmes em família. Fui a primeira derrotada no último Domingo porque adormeci... eu sei que também é um ecrã mas fica a história em vez do zapping sanguessuga do telemóvel.
4. Música, viola, piano... será desta que arrancamos de forma mais consistente?
5. Desafios para a família alargada - working on it! O primeiro será certamente sobre ESCREVER - O PODER DAS PALAVRAS.

E quando se consegue, aquele 'buraco negro' vai perdendo o interesse :) Vai sobrando espaço que podemos preencher com coisas realmente interessantes, importantes, divertidas! Os dias ganham outro sabor e vamos dormir com vontade de nos dedicarmos mais a estas descobertas.

Que os dias longos nos tragam boas descobertas! Boa sorte!


0 Comments

Doces ou salgadas?

20/10/2020

0 Comments

 
Fecho os olhos e respiro fundo. Já não se consegue respirar muito fundo hoje em dia. Mas semi-fundo já parece fundo.
Que saudades tinha da chuva. Cai. Do vento. Está indeciso hoje. Provavelmente lembrou-se de visitar as estatísticas do vírus.
Má ideia. Isso e ouvir vídeos no telemóvel em alto como se estivessem fechados numa sala individual indiferentes ao ruído que provocam.
Agora tenho de começar tudo de novo.
Mais vozes desta vez mais longe. O ipad agora fala brasileiro cá em casa. Quem havia de dizer.
Ficar em casa o dia inteiro não faz bem a ninguém. Já nem sei que música ouvir. 
Vou abrir a janela para que o vento leve estes sons irritantes de dentro de casa e a chuva traga novas ideias.
Com este Outono lá fora não sei o que vestir cá dentro.
- Da próxima vez que te vestires como se fosse um dia de Verão, ficas sem telemóvel!
Ele quando berra, berra mesmo.
Ao menos o vento não faz tanto barulho.
É sempre lindo.
De expressão zangada, furiosa, atenta, surpreendida ou enternecida.
Saudades da minha avó que ficava enternecida como ninguém.
Em dias como este as visitas eram recebidas com pipocas.
Hoje em dia as pipocas já não têm graça nenhuma.
- Doces ou salgadas?
Salgadas, claro!
Já nem se pode ir ao cinema sem pensar no bicho.

0 Comments

férias DE SONHO

13/8/2020

0 Comments

 
As férias estão mesmo a chegar.
Sinto-me no fim de uma maratona! São tempos exigentes que nos deixam num perfeito desbalanço entre silenciar o absurdo queixume quando temos saúde, emprego e família (podem ordenar as 3 palavras consoante a vossa preferência! ;) ) e suportar o cansaço quando não aguentamos mais o ambiente, as regras e as saudades da 'vida antiga'.
Já não se fazem planos, festas nem se organiza logísticas familiares porque o 'logo se vê' parece agora ter mais lógica quando temos sempre escondido um secreto receio ('o medo a mim não me assiste!') de tudo ter de voltar para casa em isolamento.
Tento então recentrar no formato mais simples que conheço:
- respirar
- rezar
- reduzir a exigência
- rir
- ouvir música
- estar atenta
- aproveitar tudo aquilo que me é dado e não querer outras coisas
 
E no fim da maratona de gestão do teletrabalho querer nestas férias ser a melhor mãe do mundo, a melhor filha do mundo, a melhor mulher do mundo (também aqui podem ordenar consoante a vossa preferência)! Aqui gosto de manter a exigência pelo menos no mundo do sonho e das metas que estabeleço! Depois a fragilidade de cada dia terá de ser aceite com uma certa graça. E no dia seguinte tentar outra vez!
​
0 Comments

Envelhecer sem querer

9/6/2020

0 Comments

 
Cada vez mais me dou conta da diferença entre querer evitar a todo o custo a passagem do tempo, a idade a aumentar, o corpo a mudar ou aproveitar o tempo que passa, contemplar as marcas que deixa, agradecer a vida que cada ano concede.
À beira dos 38 também reparo com surpresa nas alterações que os últimos anos me trazem. Apesar de notar mais do que gostava não me quero sujeitar aos múltiplos efeitos dos tratamentos 'Forever Young', comparações de fotografias antigas e recentes e conversas sobre linhas e papos.
Nunca tive grande fascínio por fotografias. Fascina-me a vida real e essa não é retratada nas fotografias de estúdio ou após aplicar o filtro da perfeição.
Também por isso me detenha mais do que devia nas caras cada vez mais novas de pessoas mais velhas mas que congelaram as bonitas feições, expressões e reacções. Talvez por isso admire cada vez mais a beleza de quem envelhece sorridente, com serenidade, marcando cada vez mais os traços de uma vida plena que se vai deixando preencher com a sabedoria da experiência, que quando repara no próprio envelhecimento aproveita para agradecer poder ver o tempo passar.
0 Comments

OUVIR

21/5/2020

0 Comments

 
Em tempo de quarentena, confinamento e mesmo agora neste retomar lento da normalidade apercebo-me do quanto se ganha com o tempo dedicado a OUVIR. É impressionante o público que os diretos do instagram ganham, a quantidade de conteúdos sobre desenvolvimento pessoal que surgiram e até a capacidade de reinvenção de cada empresa ou equipa.
No meu descobrir do Instagram dei por mim preocupada com a quantidade de lixo que inundava agora os meus tempos livres... a minha vontade natural de captar muita informação foi caindo nestas areias movediças da cusquice que não só não me acrescenta nada como me rouba tempo útil para ouvir, aprender e estar. Felizmente aprendi a 'deixar de seguir' pessoas, acrescentei pessoas que admiro - que me fazem olhar para cima em admiração e também para o horizonte onde também posso sonhar chegar - e liguei-me a artistas que nos enriquecem não só com a sua arte, como com a sua forma de ver o mundo (ou por vezes de criticar comportamentos - o que nos dá 'boa matéria' para pensar!). Aquilo que tenho agora 'retirado' do Insta alegra-me, motiva-me e acrescenta. 


Da mesma forma, a inundação de convites que recebia no open space do banco para ouvir TED Talks interessantes que muitas vezes pouco me interessavam, deu lugar a ouvir Onyria Talks - aprender com pessoas que conheço há tanto tempo sobre as suas melhores práticas, conhecer os seus percursos, as suas lutas e conquistas, os seus métodos afinados e comprovados, o conhecimento adquirido na busca pessoal de excelência. Dou-me conta que, apesar de ter espaço para conversar com estes oradores tantas vezes, a conversa de circunstância sobrepõe-se e também a postura de 'quero aprender contigo' se desvanece. 


Hoje tive oportunidade de ouvir mais uma das conversas promovidas pelo Grupo Onyria onde para além de poder conhecer de perto o percurso de um Iron Man posso agora visitar as suas fontes de inspiração!
[Adoro quando 'uma aprendizagem' se desembrulha em mais investigações.]

Uma das referências apontadas foram

os 12 mandamentos DE Carlos Gracie
​
(retirei do blogue dos BJJ Fanatics. Obrigada!)

  1. Ser tão forte que nada possa perturbar a paz da tua mente.
  2. Falar a todos da felicidade, saúde e prosperidade.
  3. Dar a todos os teus amigos a sensação de que têm valor.
  4. Olhar as coisas pelo seu lado luminoso e atualizar teu otimismo em realidade.
  5. Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e esperar sempre o melhor.
  6. Ser tão justo e tão entusiasta com respeito ao êxito dos outros como és com o teu próprio.
  7. Esquecer os erros do passado e concentrar tuas energias nas conquistas do futuro.
  8. Manter sempre o semelhante alegre e ter um sorriso para todos os que a ti se dirijam.
  9. Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros.
  10. Ser grande demais para sentir desassossego, nobre demais para sentir cólera, forte demais para sentir terror e feliz demais para sentir contrariedades.
  11. Ter boa opinião sobre ti mesmo e proclamá-la perante o mundo, mas não com palavras altissonantes e sim com boas obras.
  12. Ter a firme convicção de que o mundo estará ao teu lado, enquanto te mantiveres fiel ao que há de melhor em ti.

Que belos ensinamentos! Vou-me debruçar sobre isto durante um tempo!

Curioso como o espaço para ouvir alguém do princípio até ao fim, sem interrupções, nos permite aprofundar o conhecimento do outro enquanto ampliamos o nosso mundo.

OUVIR OUVIR OUVIR!
Sempre ouvi dizer mas falta-me ainda ganhar prática!
Recomendo a todos!



0 Comments

RESPIRAR!

8/5/2020

0 Comments

 
Já lá vão quase 60 dias desta vida caseirinha...  trabalhar de casa, gerir zooms com aulas virtuais, entreter a filha mais nova, cozinhar... parece uma corrida de obstáculos sem fim à vista!
Por outro lado... nunca pensei conseguir gerir tudo isto enquanto vejo os planos que tínhamos serem cancelados ou adiados e penso na fragilidade de todos perante este novo vírus! Mas aqui estamos nós! A superarmos-nos todos os dias!  A ultrapassar os nossos limites a cada dia enquanto tentamos ser o mais criativos possíveis para que 'a casa' se mantenha feliz!
Para não fraquejar, endoidecer ou gritar tento lembrar-me de:

1. Respirar! Respirar fundo ao longo do dia! Nas conference calls, enquanto olho para o horário das aulas e tento fazer login, enquanto olho para o relógio e tento ter ideias para o almoço, enquanto me tento preparar para a próxima reunião com tantas interrupções... respirar!... respirar fundo! E se ao longo do dia não faço isto com frequência então torna-se mesmo importante roubar um tempo ao fim do dia (15 minutos escondida!) para fazer algum exercício e no final fazer alongamentos enquanto respiro fundo e oiço música clássica. Isto ajuda mesmo muito!

2. Exercício. Tinha aceite um challenge de saltar à corda com as minhas primas mas durante vários dias o tempo 'fugiu' e interrompi a cadência... então decidi alterar esta nova rotina e arranjar uma que não implicasse sair de casa, que permitisse continuar a 'vigiar' as crianças e que durasse menos tempo - Adidas Training App. Com o novo desafio que implica mesmo tempo consegui voltar à regularidade e encaixar em diferentes fases do dia conforme o ritmo da casa, a minha produtividade e as minhas dores nas costas ;)

3. Ser flexível. É muito importante ir adaptando os planos ao longo do dia, ao longo das semanas. Tornou-se também crucial ajustar a casa ao espaço que as crianças precisam para brincar! Vale tudo! Até transformar uma mesa de trabalho numa mesa de ping pong para torneios ao fim de semana!

4. Estabelecer objetivos realistas. Não devemos exigir mais de nós próprios do que a actual situação, por si só, já exige! É importante mantermos-nos fortes e optimistas. Ter muita paciência e relativizar. Estamos a atravessar uma crise sem precedentes! E embora já tenhamos ouvido esta expressão antes... a verdade é que desta vez é muitíssimo mais abrangentes do que 'apenas' uma crise financeira como a que vivemos há 12 anos atrás. Toca a todos, no mundo inteiro, obriga-nos a pensar muito mais na saúde do que no dinheiro... muda completamente a nossa forma de viver o dia, de encarar o futuro, de dar valor ao presente. E dar valor ao presente é aproveitar cada dia! Mesmo estando em casa a enfrentar toda esta insegurança enquanto pensamos em como é que mudou tanta coisa em tão pouco tempo. É pensar mais numa receita boa, que dê alegria a todos, que na dieta para o Verão, pensar mais nos telefonemas que ainda não fizemos para matar saudades do que naquilo que ainda falta arrumar. 

5. Ouvir música! Este é um dos meus truques preferidos! Ouvindo música tenho ajuda extra para: conseguir concentrar-me no trabalho, abstrair-me das vozes das professoras nas aulas dos meus filhos, animar-me enquanto lavo a loiça, relaxar e respirar ao fim do dia ao som do piano. Também tenho conseguido conhecer novos artistas e 'trocar' playlists com os amigos o que me dá um certo alento e me deixa fingir que ainda ontem estivemos juntos e fomos a um bar ouvir música ao vivo. A música tem uma capacidade incrível de nos encher a alma e energizar a vida! Tem força suficiente também para contagiar quem está à nossa volta! Experimentem com a família! Quando estiver tudo com aquela cara de 'quando é que voltamos à vida normal' é por a playlist animada mais à mão e ver a transformação instantânea!

7. Rezar e ir à missa virtual ;) A força extraordinária que a oração nos transmite. A serenidade, a força e a esperança que nos chega quando participamos na missa. São graças que podemos pedir a toda a hora e receber sempre que nos mostramos disponíveis. Quão pequenas parecem as nossas dificuldades quando pensamos em Deus, na eternidade, na vida dos Santos...

8. Sorrir. O sorriso tem um poder muito engraçado que permite transformar o caos num momento bom de forma rápida, simples e fácil! 

8. Observar os meus filhos, agradecer e aprender. Eles aproveitam o tempo para brincar, aproveitar cada dia ao máximo, fingir de conta, construir tendas com os lençóis. Não se queixam, não vêem as notícias, não discutem estatísticas e estão radiantes por poder passar estes dias com as pessoas mais importantes do mundo! Observar as suas expressões, beleza e naturalidade transmite-me uma enorme serenidade e vontade de agradecer. Não só agradecer as suas vidas como a sua energia! :-) Afinal, está mesmo tudo a correr bem!
0 Comments

    T. S. Coelho

    Escrevo aqui desde 2014. A quarentena de 2020, a vivência, desafios (de amigas!!)  e leituras desta nova era deram o impulso que faltava para começar a escrever também em português. Sou a mesma pessoa. Mas agora sem a camuflagem do inglês e com a beleza do nosso português.

    Archives

    April 2021
    February 2021
    January 2021
    November 2020
    October 2020
    August 2020
    June 2020
    May 2020

    Categories

    All

    RSS Feed

Proudly powered by Weebly
  • HOME
  • Posture
  • CONFIDENCE AND POSTURE
  • Contact
  • About
  • SER MAIS ALTO
  • Coelhos em Casa
  • Adicionado